No Japão o cachorro Akita é tido como parte do patrimônio natural nacional, assim como as gueixas e o sumô. Ele, então, é bastate famoso no Japão, sendo, inclusive, visto como um singular símbolo de prosperidade. A denominação da espécie Akita Inu possui duas significações: “Inu” é derivada da palavra “cão”, no idioma nipônico; e “Akita” é oriundo de uma região localizada em Honshu.Determinados historiógrafos assinalam o surgimento da raça para cerca de quatro mil anos atrás, em contrapartida, os primeiros cachorros conhecidos da raça foram relacionados após o século XV. Originalmente, esse cão era tido como de porte grande, sendo usado pelos guerreiros do Japão como cão de defesa e ataque por muitos anos.Durante a Segunda Guerra Mundial, um homem cruzou uma cadela da espécie Akita com um Pastor Alemão, e as crias foram vendidos para militantes americanos. A partir de então, a raça de cão batizada de Akita Americano foi criada, se tornando famoso de maneira muito veloz e tornando-se a ser vendida em várias localidades do mundo. Hoje em dia, ambas as espécies coexistem.

Raça Akita Inu

Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as raças “Akitas” têm inúmeras similaridades. As fêmeas da espécie “Akita” possuem mais ou menos 57 a 63 cm, ao passo que os cães possuem por volta de 65 até 70 cm. Precisamente como o porte, a pesagem da espécie também varia de acordo com o gênero da raça, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Sua pelagem aparece de forma dupla, sendo que a pelagem do alto é reta e dura e o subpelo condensado e macio.A testa do Akita Inu é bastante extensa, o chanfro muito bem delineado e a caixa craniana é bastante grande e achatada. O focinho do cachorro Akita Inu vai se estreitando gradativamente e o seu comprimento é bastante ponderado. Os olhos amendoados, característicos dos spitz, são um pouco pequenos, inseridos de forma oblíqua e distanciados entre si. Levemente apontadas pra a frente e bem eretas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas extremidades bem circulares.Seu pescoço é musculoso, sem papadas, terminando em um peito profundo e largo. Além disto, o seu dorso é robusto e firme, e suas costelas são relativamente curvadas. As partes traseiras são bem desenvolvidas. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, fora de ser muito forte, enorme e espessa. Além do mais, sua pata é muito forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cachorro de pelo duro e subpelo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é quase impermeável, o que o conserva muito bem aquecido, mesmo em temperaturas bem frias. O seu subpelo é denso, bem oleoso e bastante sedoso, já a sua pelagem superior é firme, retilínea e bem alisada. O pelo da cauda é bem mais alongado que o resto de seu corpo, e sua garupa e cernelha são revestidas por uma pelagem levemente mais alongada.
Os pelo do cachorro Akita Inu possui diversas tonalidades: sésamo (avermelhado com as extremidades escurecidas), branco, tigrado e vermelho-fulvo.
Além de tudo, independente de todas as colorações que possuir, as pelagens obrigatoriamente devem possuir a coloração Urajiro, isto é, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, abaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado interno das patas vai haver um pelo esbranquiçado.
Os Akitas trocam seu subpelo duas vezes anuais. Essa mudança de pelo é muito abundante e é capaz de levar mais de um mês. Os cachorros Akita se lambem bastante, como gatos e por isso se mantêm limpos por muito tempo. Os Akitas não possuem necessidade de tomar banho com assiduidade, já que isso pode ocasionar uma diminuição significativa de oleosidade em sua pelagem, uma vez que eles realizam a sua higiene geralmente. As escovações devem ser executadas frequentemente.

Temperamento do Akita Inu

A característica do Akita pode ser determinada como tranquilo e receptiva, calma, e este se identifica por sua lealdade. Esta raça é audaciosa, valente e muito fiel. Eles farão o possível pra guardar sua família e sua residência.
É inteligente e disciplinado, contudo apresenta-se como uma espécie mais adequada para donos mais experientes, que saibam conquistar a confiança do cão e educar o animal com firmeza e harmonia.Apesar de não ser ofensivo com gente estranha ao seu convívio, o seu comportamento se altera quando surge alguém que não está presente na sua vida. Certos cães da raça Akita podem não se socializar com outros cachorros, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e habitualmente dominadora. Apenas os cachorros socializados prematuramente possuem a inclinação para coabitar com os demais animais. O aconselhável para que o cachorro Akita não fique agressivo e demasiadamente possessivo é que ele seja ensinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

raça akita inu

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, em especial, desde pequeno, o cachorro Akita pode ser uma excelente companhia para as crianças. Eles podem ser um pouco retraídos com alguém novo (ou crianças demasiadamente barulhentas), todavia logo se adaptam às novas situações. Os cães da espécie não ladram muito, mas são muito vocais e ocasionalmente “falam”.Os cachorros Akita são muito defensores, seja de sua propriedade ou dos indivíduos a sua volta, o que faz deles extraordinários cachorros protetores, além disto, eles se destacam por sua inteligência e sensibilidade. Ocupando a posição de número 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do mundo, o Akita pode ser facilmente treinado sendo que, bem como a grande maioria das espécies caninas, pode aprender com mais agilidade e intensidade no momento em que os ensinamentos são iniciados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

Em função do porte do cão Akita Inu, problemas como displasia nos quadris ou nos cotovelos podem acometer o cão, que detém uma esperança de vida que gira por mais ou menos 12 anos. Outro problema frequente nos Akitas Inus está associado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, conduzindo à cegueira; e, ainda, suas pálpebras se viram para o interior e machucam suas córneas, este problema é denominado “Entrópio”.É indispensável que o proprietário do cachorro Akita Inu leve-o ao veterinário habitualmente, para que possa fazer exames de rotinas a fim de precaver futuras doenças. Além das já citadas, os cães Akita Inu são muito propensos a ter epilepsia, por causa disso a visita ao médico veterinário é muito importante.A fim de que os cachorros Akita Inu possam conviver de maneira harmoniosa com outros espécimes, é fundamental que eles tenham tido ligação com outros cachorros desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Os Akitas podem ajustar-se à vida em prédio, todavia necessitam de atividades diárias para preservarem-se estáveis e sadios. O Akita Inu precisa passear todos os dias, principalmente se habitar em apartamentos ou pequenas casas onde não existe bastante espaço para ele. Já quem mora em casa ou tem grandes espaços e quintais cercados deve deixar os cachorros soltos para que possam se exercitar livremente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é importante recordar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, ao menos, toda semana, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem chance de ocasionar problemas de pele como a dermatite.Estes cachorros têm um fome voraz, por isso uma refeição balanceada é fundamental para que possam crescer com muita saúde.A estado de saúde geral do animal está diretamente associada à sua higiene. O local que seu cão Akita irá viver deverá ser muito higiênico a fim de que nunca exista riscos de contágio por conta das fezes e os demais motivos. No caso do cachorro Akita, em especial, é importante jamais deixar o local onde ele habita úmido logo após limpeza, para evitar que ele deite e fique úmido, pois isso pode provocar o crescimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser muito menos fofinho do que um filhotinho de Akita Inu. Por outro lado, por seu temperamento dominante e independente, é conveniente introduzir desde bem cedo o treinamento de obediência e deixar claros os seus limites, indicando que o chefe é você.Em geral, os cão Akita Inu são uma das espécies mais fáceis de se higienizar. cachorro Akita adoram estar na companhia de seus proprietários, todavia eles sejam muito tranquilos em ficar sozinhos. Atividades físicas permanentes são altamente recomendados para impedir que se transformem em cachorros aborrecidos e destruidores de utensílios dispersos pela casa.Ao escolher um filhote, o aconselhado é geralmente olhar os pais da cria e ver o comportamento deles pois esta é uma peculiaridade genética. Com a finalidade de evitar problemas futuros, busque um petshop ou um canil apropriado e seguro. averigue a fama do vendedor e perceba se vale a pena comprar qualquer cachorro no local onde você vai adquiri-lo. Preste, constantemente, muita atenção na maneira como o filhote de cachorro Akita se comporta. O comportamento do Akita Inu difere de raça para raça. Alguns serão mais ativos, outros serão mais obedientes, estes precisarão de bastante pulso firme pra serem ensinados.

Curiosidades sobre o Akita Inu

raça akita inu

Hoje em dia, convivem duas espécies de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
O Akita Inu foi gerado nas regiões noro-orientais do Japão para a prática da caça grossa, quer dizer, o cão era usado para caçar cervos e ursos.O cão Hachiko, famoso por ter esperado muitos anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, estrelado pelo astro “Richard Gere”. Logo que o dono moreu, sem saber o que havia acontecido, o cachorro Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de dez anos, na esperança que ele voltasse, até morrer.

Ricardo Ferraz

View all posts

Adicione Comentários

All Topics