Boiadeiro Bernês – Boiadeiro de Berna

O Pet Boiadeiro De Berna é uma espécie muito remota da Suíça, que no decurso dos séculos e com os variados cruzamentos feitos, acabou virando o cachorro o qual vemos nos dias atuais. Em seu lugar de origem, os Bernois Bouvier foram bastante usados pelos lavradores como cachorros de guarda e inclusive por produtores de rebanho, auxiliando a preservar os rebanhos protegidos. No final do século XIX, devida a ótima popularidade do queijo suíço, os agricultores obtiveram o melhor ganho da performance dos pets da raça Boiadeiro Bernese, muito utilizados para tracionar as carroças de leite.
O mais renomado dos Sennenhund ou, “Cachorros de Montanha Da Suiça”, o Boiadeiro Bernês se caracteriza por ser o único a ter um pelo alongado e sedoso. Nâo se sabe certamente a sua genealogia, apenas suposições. Certos especialistas acreditam que sua história está na era da incursão romana em território Suiço, quando os Mastiffs se misturaram com os cães guardiães de rebanho da região.
Fora de ser um notável cão de tração, ele inclusive suporta as temperaturas mais congelantes, além de proteger o gado. Apesar da utilidade destes pets, pequeno número de tentativas foram feitas pra propagar a espécie. No fim do século XIX esta espécie corria o risco de perecer completamente.
Um estudioso denominado como Albert Heim passou a estudar os cachorros de procedência suíça, sendo levado então ao Cão Boiadeiro de Berna. Estes cachorros foram vistos unicamente nos vales dos Alpes baixos. Com a dedicação de Heim, estes cães foram difundidos na Suíça e no continente europeu. A melhor espécie encontrada possui o nome de “Durrbachler”, situada no território de Durrbach. Com o crescimento da espécie, o nome foi substituído para Boiadeiro De Berna. O precedente deles chegou à América em 1926; a comprovação formal do AKC realizou-se no ano de 1937.

boiadeiro bernes

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernês é um cão tricolor, de porte grande e com um entusiasmo muito amigável. Ele é sagaz, forte, e tem rapidez natural pra efetuar as tarefas de proteção e pastoreio para as quais fora naturalmente criado e utilizado no território suiço.
O Cão Boiadeiro Bernese é enorme, vigoroso e muito uniforme. Suas orelhas caem ao longo dos lados de sua cabeça, possuindo inclusive membros curtos e orelhas médias. Sua cauda é espessa e pende no torso. Sua coloração é muito dividida: ele possui uma pelagem fina, bem macia, extensa e escurecida, e, também, com uma tonalidade avemelhada e determinadas marcas castanhas em volta das bochechas, dos olhos, patas e dorso. O Cão Boiadeiro Bernese possui manchas brancas na cabeça, pescoço, peito, pés e extremidade do rabo.

O Cachorro Boiadeiro De Berna funciona como um enorme cachorro da família, já que quando o proprietário está dentro de casa o cachorro dispõe de um curto nível de atividade e uma intensa necessidade de estar perto dele. Sua grande alegria é unicamente estar com as pessoas queridas. Se você não tem área ou tempo livre a fim de oferecer atenção, consequentemente nunca adquira este cachorro. Eles foram criados para estar sempre na companhia de seus donos.

Pelagem do Boiadeiro Bernês

boiadeiro bernes
Seu pelo é belo: Tem a parte inferior muito cabeluda e uma camada dupla, engrossada, com a parte de fora longa. Caracteristicamente tricolor, a grande parte do corpo do cachorro desta raça é coberta por pelos bastante escuros, com cor de ferrugem e branco luzente. Tem uma marca esbranquiçada na forma de uma cruz contrária, uma mancha branca no meio de seus olhos e no começo do rabo.
Com uma coloração escura bastante intensa, que prevalece por toda sua estrutura física, possui determinadas linhas marrons em seu rosto, acima de seu olho, em seus membros e no dorso. Desde que não passe o começo de suas pernas, ele é capaz de possuir, também, uma pelagem branca nas patas.
O pelo dessa espécie é fino e longo e a fim de que seja constantemente saudável, deve ser escovado com pouca frequência. Anualmente o Pet Boiadeiro Bernese perde pelo de maneira moderada durante a primavera e no outono. O Boiadeiro de Berna tem uma pelagem que cai bastante, por conta disso a necessidade de constantemente escovar regularmente a pelagem dele, para que você consiga reter o excesso de pelos soltos por toda sua residência. O banho regular, a cada trimestre ou mais, conservará sua limpeza.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro De Berna é um cachorro meigo, sagaz e sentinela. Ele ainda é cortês, tranquilo e condescendente. Ele adora estar com a pessoas da casa e fica contente quando é adicionado nas atividades da família. Porém não se esqueça de instruir a ele como se comportar no lar e com outras pessoas, dado que um treinamento é crucial pra esta espécie. Demorado para amadurecer, ele chega a seu tamanho adulto muito antes de chegar a maturidade mental.
Mesmo sem ser hostil, ele fará qualquer coisa para assegurar você e sua família. Ele pode se proceder de forma distante com desconhecidos e, geralmente, é meio retraído, devido a isso, a exposição do Pet Boiadeiro De Berna a uma grande variedade de pessoas, animais e situações divergentes no decorrer da vida é relevante.
Como todos os cães, o Pet Boiadeiro De Berna necessita de socialização antecipada, devido a isso, essa exposição a diversas pessoas, olhares, barulhos e experiências diferentes ainda na ocasião em que juvenil contribui a certificar que seu cachorrinho amadureça e venha a ser um cão estabilizado.
O comportamento do Pet Boiadeiro Bernês é afetado por uma série de motivos, o que inclui ancestralidade, treino e socialização. Logo depois de habituados, eles irão desejar fazer amizades com as demais pessoas, fora de serem naturalmente brincalhões e possuírem grande curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Fora a amizade, ele pode ser um ótimo sentinela, fora de alertá-lo na ocasião em que perceber o mínimo sinal de ameaça. Pode ficar calmo: este cachorro é muito adequado para se possuir no lar, ele se dá bem com crianças, jovens e adultos.

Os instintos para pastoreio e guarda desse cachorro inspiram todas as coisas que ele faz. As crianças gostam de divertir-se com o Pet Boiadeiro De Berna, tanto por seu porte quanto por sua disposição lúdica.

Ele é um cão ansioso, já que está a todo o momento buscando alguma coisa para fazer, como um desafio, por exemplo. O Boiadeiro vai desejar sempre agradá-lo, então ele vai fazer o possível para se encaixar em muitas tarefas que você conceder para ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Caso o Boiadeiro de Berna for desprezado ou continuamente largado só, é capaz de ficar deprimido e inquieto. O mesmo ocorre quando não é destinada uma função distintiva para que faça. Só um quintalzinho não não é suficiente. O Pet Boiadeiro Bernese adulto tem necessidade de longos passeios diariamente, de ao menos uma hora, para ficar mental e fisicamente harmonioso.

Nos dias de hoje os Cães Boiadeiros de Berna enfrentam certos problemas referentes a sua saúde. A Endogamia é um distúrbio presente nos Boiadeiros, por causa da certos conjuntos genéticos. À proporção que mais indivíduos apuram a respeito da espécie, diversos cães com com complicações na saúde estão sendo gerados com limitado ou nenhum padrão. Dessa maneira, o Pet Boiadeiro De Berna está sofrendo muito. As pessoas que desejam ter um cachorro desta raça necessitam ter bastante cautela ao obter um filhote e devem procurar um criador com bastante referência no comércio.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você reside em condomínio ou em um apartamento, nunca pense em adquirir um Boiadeiro Bernês. Pra o seu cão desfrutar mais satisfatoriamente o ambiente, um lar enorme com um largo espaço é o ideal. Ele ainda possui energia de sobra. Todos os dias ele deve consumir bastante energia pra poder se manter estabilizado e com bastante felicidade.
Limpe os dentes do seu Cão Boiadeiro Bernese de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e os germes da boca dele. A escovação diária é também melhor se você quiser evitar a enfermidade das gengivas e o hálito ruim.
Apare as unhas uma vez por mês se o seu cachorro não as desgastar naturalmente. Se você é capaz de ouvir as unhas clicarem no chão é pelo motivo de estarem muito longas. As unhas do cão têm vasos sanguíneos e se você aparar no lugar errado, é capaz de causar sangramento.
Se existir mau cheiro ou vermelhidão na região das orelhas do seu Boiadeiro, então leve-o a um veterinário imediatamente. Verifique com um veterinário acerca de qual produto usar pra higienizar as orelhas do seu cão, assim, posteriormente, limpe-as com um pouco de algodão umedecido. Porém, recorde-se: apenas higienize a parte externa, não ponha nada dentro do canal auditivo.
Constantemente veja a pele do seu animal, analisando qualquer tipo de anomalia, tal como: infecção, vermelhidão ou sensibilidade, não pense duas vezes em liga para um veterinário.

boiadeiro bernes
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Boiadeiro de Berna exige supervisão e interação frequente com os proprietários a fim de que possa realmente coabitar no território familiar. Introduza, o mais rápido possível, em mostrar para ele quais são os limites que ele possui. A raça é vista como lenta em termos de amadurecimento emotivo e em virtude disso o processo de educação pode e deve ser executado durante um período mais longo.
Desde novo, possua o costume de levar o seu Boiadeiro a um médico-veterinário. Manipule os membros do animal com assiduidade e olhe na parte de dentro de sua boca. Para educá-lo a se comportar na ocasião em que for preciso ir a qualquer consulta, comece a oferecer para ele algum padrão de recompensa e nunca esqueça do elogio na ocasião em que ele se portar de forma adequada. Tal como as escovações vão fazer parte de seu cotidiano, o filhote deve ser habituado ao hábito e limpeza e manutenção desde filhote.
Anterior aos dois anos de vida, nunca deixe seu Boiadeiro realizar demasiado empenho corporal, como: puxar peso demasiado, saltar de lugares excessivamente altos em superfícies enrijecidas, já que as suas articulações ainda não encontram-se convenientemente construídas. A brincadeira comum, na grama, está permitida.
Curiosidades a respeito do Boiadeiro Bernês
Ele é totalmente adequável em temperaturas extremamente frias. Por outro lado, com o pelo preto e tamanho grande, ele é propenso a sensações de calor. Jamais deixe que ele treine com intensidade em dias extremamente quentes.
Se você deseja possuir um Boiadeiro Bernese, saiba que ele necessita de um intenso cuidado. Ele cresce de uma forma mais rápida entre os 4 e 7 meses, nesse período ele está predisposto a machucados e problemas ósseos. Devido a isso é bom deixá-los em uma dieta de alta qualidade e pequena quantidade que os impede de crescer muito rápido.

Ricardo Ferraz

View all posts

Adicione Comentários

All Topics